Com o tema ‘Somar para fortalecer nossos direitos’, 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio acontecerá dia 24/11 na Praia de Copacabana
Neste ano, a marcha terá temas associados à diversidade e à cidadania LGBTI+, a questão da sustentabilidade ambiental, a responsabilidade com o planeta
A 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio acontece no dia 24 de novembro, com concentração às 11h e início às 15h, no Posto 5, em Copacabana. A manifestação, que é organizada pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+, terá como tema central a soma das forças para a construção de uma sociedade mais inclusiva e que respeite as diferenças e a cidadania LGBTI+. Neste ano, a marcha trará como temas associados à diversidade e à cidadania LGBTI+, a questão da sustentabilidade ambiental, a responsabilidade com o planeta, a necessidade de mobilização de sujeitos e segmentos sociais para alcançarmos os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
Neste ano, a marcha contará com um ônibus (Rainbow Bus), uma jardineira e 10 trios elétricos com temáticas ligadas à luta pela cidadania e pelos direitos humanos. Os temas de cada um desses trios levarão para a avenida a causa de mulheres lésbicas; pessoas trans; bissexuais; famílias; prevenção e saúde; pessoas vivendo com HIV/Aids; liberdade religiosa; povo negro; povos originários; Amazônia; e ativistas LGBTI+ brasileiros, entre outros.
A Parada do Orgulho LGBTI+ Rio de Janeiro “é uma vitrine estratégica para chamar a atenção da sociedade brasileira para a violência e a discriminação contra a população LGBTI+ no Rio de Janeiro e por todo o Brasil, e reafirmar a importância dos Governos avançarem mais na construção de políticas públicas para a promoção da cidadania LGBTI+. Vamos com a nossa força de organização celebrar as lutas e conquistas e reivindicar políticas públicas efetivas, que vão além de um posicionamento para ações concretas que mudem a vida das pessoas, melhorando a qualidade de vidas das pessoas LGBTI+”, afirmou Cláudio Nascimento, presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ e coordenador geral e fundador da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio.
Nascimento também explica a decisão de combinar a defesa dos direitos LGBTI+ com a promoção de ações visando a sustentabilidade ambiental na Parada do Orgulho LGBTI+ Rio: “nos próximos três anos, de 2024 a 2026, queremos implementar o projeto ‘Parada Verde Rumo ao Carbono Zero’. Nosso objetivo é adotar ações que reduzam o impacto ambiental do evento”, afirma Cláudio. “Neste ano, teremos também tendas dedicadas à educação ambiental dos participantes, com a colaboração de organizações não governamentais (ONGs) e realização de oficinas na Praia de Copacabana. Acreditamos que o primeiro passo é educar a população LGBT+ e a sociedade em geral sobre a importância da sustentabilidade ambiental, pois nós vivenciamos situações de preconceito e discriminação e podemos ser vanguarda na construção de soluções para a sustentabilidade ambiental”.
Pode parecer inesperado que um evento dedicado às demandas da população LGBTI+ aborde também questões ambientais. No entanto, os organizadores acreditam que essas temáticas não podem ser vistas de forma isolada, mas sim interligadas a outros problemas sociais mais amplos. “Embora a Parada do Orgulho LGBTI+ amplifique nossas demandas por cidadania, nosso papel também é destacar as agendas interseccionais que se conectam aos direitos humanos. Nos últimos anos, temos abordado questões como racismo, misoginia, machismo e liberdade religiosa. Reconhecemos que não estamos distantes das outras problemáticas”, afirma Nascimento, revelando que, em 2025, o grupo pretende implementar a produção de dois trios elétricos que funcionarão com energia elétrica em vez de combustíveis fósseis. “Também realizaremos uma avaliação das emissões de carbono geradas e definiremos quantas árvores serão plantadas para compensar os impactos ambientais do evento”, declarou.
Para garantir a segurança dos presentes, serão instaladas 25 torres de vigilância para a Polícia Militar. Também estarão presentes o Tribunal de Justiça; Ministério Público Estadual; Polícia Civil; Defensoria Pública do Rio de Janeiro; Guarda Municipal; CET-Rio; Comlurb; Rio Luz; Riotur; Corpo de Bombeiros; e MetrôRio; Sebrae; Coordenação Executiva da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio – CDS Rio; Programa Rio Sem Lgbtifobia da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; e Uerj; todos prestando apoio e oferecendo serviços à população.
A Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2023 conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A Parada do Orgulho LGBTI+ Rio
Considerado o terceiro maior evento da cidade, levando centenas de milhares de pessoas para a orla mais famosa do mundo, a Praia de Copacabana, a Parada é sinônimo de vanguarda e cultura de paz. Fundada em 1995, foi a primeira do Brasil e desde então cumpre papel importante na promoção da igualdade de direitos LGBTI+ e na construção de um ambiente sem discriminação no país, visibilizando também outras temáticas importantes da agenda dos direitos humanos. A Parada do Orgulho LGBTI+ Rio é a soma e o esforço da Comunidade LGBTI+ e de um coletivo de pessoas, ativistas, artistas, aliadas, aliados e mentes criativas.
Sobre o Grupo Arco-Íris
Fundado em maio de 1993, o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ é uma organização não governamental (ONG) com sede na cidade do Rio de Janeiro. A organização desenvolve projetos em áreas como saúde, cultura, educação, defesa e promoção de direitos, esporte e lazer, moda e sustentabilidade, trabalho e renda e empoderamento LGBTI+. Outros destaques são as ações de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais desenvolvidas há décadas.
O Grupo Arco-Íris também fundou a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) e a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexos da América Latina e Caribe. Além disso, é filiado à Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexos e está no conselho executivo da Rede Gay Latino, que defende direitos das pessoas LGBT em escala global, além de ter parceria estratégica em diversas ações com a Aliança Nacional LGBTI+.
O Grupo Arco-Íris há 31 anos dá voz, visibilidade e promove a cidadania para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais, homens trans e pessoas intersexo. Dentro dessa missão, defende a justiça social e políticas de direitos humanos, combate à violência e apóia medidas que impliquem em uma melhor qualidade de vida para essa população.
Serviço:
29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio
24/11 – Posto 5
Início das atividades da ação Orgulho e Cidadania: 9h
Concentração para a marcha: 11h
Link para credenciamento de veículos de comunicação para cobertura jornalística e fotográfica da coletiva de imprensa e dos trios: https://docs.google.com/forms/d/1v8x8BfNVaaHMKoTAl_5CYspOTfjJqI9x_47fo_wJtEk/edit?ts=67128c18