Grupo Arco-Íris e Secretaria Especial de Eventos da Prefeitura realizam reunião no Centro de Operações Rio (COR) para o alinhamento operacional para a 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio
Rio de Janeiro se prepara para o terceiro maior evento da cidade com estratégia conjunta de segurança e organização
Na última terça-feira (05), o Grupo Arco-Íris e a Secretaria Especial de Eventos da Prefeitura se reuniram n o Centro de Operações Rio (COR) para apresentar o planejamento operacional que acontecerá durante, antes e depois da 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, que terá início no dia 24/11 às 11h na altura do Posto 5 na Praia de Copacabana. O encontro contou com diversos representantes dos órgãos públicos para a definição de pontos relacionados ao ordenamento público e segurança, de modo a garantir que a Parada ocorra de forma pacífica e o público possa curtir da melhor forma possível.
O plano de operação conta com interdições e controle de circulação nas vias a partir da noite de sábado (23). A Polícia Militar vai alocar um efetivo de 50 viaturas, 25 torres de segurança, quatro tendas e diversos pontos de bloqueio e de revista, além de apoio das unidades especiais. A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) também terá equipes dedicadas, incluindo veículos de reboque e suporte de supervisão. Para assegurar a limpeza e o conforto do público, a COMLURB contará com mais de 300 garis nas ruas, com veículos especializados para manutenção e limpeza das vias.
A Parada do Orgulho LGBTI+ Rio
Considerado o terceiro maior evento da cidade, levando centenas de milhares de pessoas para a orla mais famosa do mundo, a Praia de Copacabana, a Parada é sinônimo de vanguarda e cultura de paz. Fundada em 1995, foi a primeira do Brasil e desde então cumpre papel importante na promoção da igualdade de direitos LGBTI+ e na construção de um ambiente sem discriminação no país, visibilizando também outras temáticas importantes da agenda dos direitos humanos. A Parada do Orgulho LGBTI+ Rio é a soma e o esforço da Comunidade LGBTI+ e de um coletivo de pessoas, ativistas, artistas, aliadas, aliados e mentes criativas.