Grupo Arco-Íris estende maior bandeira LGBTI+ do mundo na Praia de Copacabana
Ato foi realizado para marcar o Dia Mundial do Orgulho LGBTI+ e lançar oficialmente a 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2024
Na manhã desta sexta-feira, 28 de junho, as areias de Copacabana se coloriram com as cores da maior bandeira LGBTI+ do mundo, com 124 metros, estendida na praia durante ato realizado pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT (GAI) para marcar o Dia Mundial do Orgulho LGBT. Durante a ação, o GAI lançou oficialmente a data o tema da 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2024, que acontecerá em 24 de novembro também em Copacabana, com o lema “Somar para fortalecer”.
O ato, que tinha como objetivo chamar a atenção para o tema da diversidade, do respeito e do direito de amar de forma livre, contou com a presença de ativistas e voluntários, que ajudaram a estender a bandeira pela praia. Além deles, drags queens conhecidas da cena queer do Rio de Janeiro emprestaram seus brilhos e cores para animar a manhã de quem passava pela orla.
O enfermeiro Wagner Carrocoza, que estava saindo de um plantão, foi impactado pelo ato e aprovou a iniciativa. “É super importante, cada vez mais, a gente ocupar mais lugares e mostrar para todo mundo que a gente só quer ser feliz, quer ter o direito de amar, de viver nossas vidas como a gente escolheu, com amor, com a nossa família, com quem a gente ama”, disse ele.
O presidente do Grupo Arco-Íris e coordenador geral da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, Cláudio Nascimento, destacou a importância de celebrar a data com alegria, mas sem esquecer que ainda tem muito pelo que lutar: “hoje fizemos um ato luminoso! Acordamos cedo para estar nessa praia linda e celebrar um dia tão importante para a comunidade, um dia de atitude, de dignidade e de luta por liberdade e respeito. Mas também para afirmar que a nossa luta por direitos ainda não chegou ao fim. Por isso, dia 24 de novembro estaremos aqui ocupando a Praia de Copacabana mais uma vez na 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio”.
Parada do Rio trará a sustentabilidade para o debate em 2024
A 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio 2024 trará uma nova perspectiva e incluirá a sustentabilidade nas suas ações. Com a iniciativa “Parada Verde”, o Grupo Arco-Íris pretende reaproveitar tudo o que for utilizado na produção do evento, gerando menos lixo para a cidade do Rio de Janeiro, além de incluir a temática no debate e nos eventos que serão realizados até novembro.
“Na Parada do Orgulho LGBTI+ desse ano a gente quer ocupar Copacabana com novas propostas e uma delas é tratar a questão do meio ambiente. Então, o objetivo também é ser lixo zero, carbono zero, apresentar uma cidade limpa, uma cidade sustentável, onde toda a cenografia da Parada vai ser pensada na questão da sustentabilidade, no reaproveitamento dos materiais e na coleta de todos os resíduos do evento. Em 2025, reutilizaremos esses materiais. Essa mudança de paradigma se inicia em 2024, mas isso é para se perdurar para as próximas edições”, destacou a vice-presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, Patrícia França.
O ato dessa manhã em Copacabana contou com uma performance que misturou moda, diversidade e sustentabilidade, apresentada pela Escola de Divines, projeto coordenado pelo estilista Almir França, que promove a inclusão e empoderamento de pessoas LGBTI+ por meio da moda. “Realizar esse ato hoje é uma forma da gente celebrar esse dia, mas também de marcar alguns compromissos. Ao longo da história, a Parada do Rio tem tido uma preocupação com a questão do ambiental. Então, a gente entendeu que é importante tornar isso mais oficial. Não podemos vir para a rua lutar, reivindicar algo e contaminar outros, isso invalida minha luta. O compromisso com o meio ambiente é também do movimento LGBT”, concluiu Almir, que também é conselheiro do GAI.