Novo sistema operacional garante segurança e suporte na 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio
A 29ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio deste ano, marcada para o dia 24/11, contará com uma estrutura inédita de segurança e acolhimento, composta por portais, uma tenda de cidadania e um posto avançado, distribuídos ao longo da Avenida Atlântica. A operação será realizada das 9h às 21h, com um forte esquema de segurança e equipes especializadas para apoiar e proteger participantes, moradores locais e visitantes. Essas iniciativas colaborativas reforçam o compromisso da Parada LGBTI+ Rio em assegurar um evento inclusivo, acolhedor e seguro. Confira abaixo as especificidades de cada espaço.
- Portais: serão 14 estruturas pensadas para a recepção e trânsito tanto das pessoas internas na Parada, como aos moradores do entorno e visitantes. Nessas estruturas, a Comissão de Recepção e Acolhimento Humanizado (CRAH) terá função de mediar possíveis conflitos e atender demandas de LGBTIfobia. A operacionalização é pensada na relação da necessidade de revista e abordagem visando a segurança de todos os participantes da Parada, dos moradores e visitantes. A comissão é formada por ativistas, assistentes sociais, advogados e psicólogos, que atuarão em harmonia com os Agentes de Segurança e Ordem Pública. Após a identificação do possível conflito, e visando o andamento da ocorrência, as equipes alocadas nos portais ficarão encarregadas de encaminhar e monitorar as partes até a tenda e/ou o Posto Avançado.
Parceiros: Programa Estadual Rio sem LGBTIfobia e Centros de Cidadania LGBTI+
2) Tenda de Cidadania reúne órgãos do poder público e ONGs que prestam serviços diretamente ligados à população LGBTI+, atuando no campo preventivo, informativo e de promoção de direitos e cidadania. Os objetivos das tendas são promover direitos, atuar em caráter informativo sobre os serviços, atuar no acolhimento e escuta humanizada (caso haja demanda excepcional) e agendar atendimento pós-Parada.
Serviços que estarão presentes na tenda e suas respectivas funções
Centro Comunitário LGBTI+ Rio e Centro de Cidadania da Capital I – orientação e informação do Programa Rio sem LGBTIfobia, com a possibilidade de agendar atendimento; informação sobre PEP e PrEP.
Defensoria Pública/NUDIVERSIS – atuação na área de requalificação cível.
Projeto Identidades – informação sobre a hormonioterapia e processo transexualizador realizado pela UERJ.
Comissão do Cumpra-se – divulgação da comissão através do material informativo, explicando para o público sua existência e função.
Grupo Pela Vidda – realização de ações de informação sobre PREP e PEP e formas de prevenção combinada.
RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) – realização de ações informativas sobre os serviços disponíveis na rede, explicitando as diferentes modalidades de CAPS e onde ser atendido.
Justiça Itinerante – atuará em caráter informativo, instruindo sobre a retificação e requalificação cível.
3) Posto Avançado:
O Posto Avançado oferece uma atuação em caráter repressivo, ou seja, sua atuação ocorre quando o suposto delito ou cometimento de crime ocorra. Para isso, conta com os órgãos do sistema de segurança e justiça, para atendimento e registro de ocorrências e outros procedimentos criminais. É composto pelos seguintes órgãos: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ), Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE/RJ), Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e Grupo Arco-íris de Cidadania LGBTI+ (GAI).
No Posto, vítimas com lesões serão encaminhadas primeiro ao posto médico. Haverá uma coordenação entre o Posto Avançado e as demais tendas para agilizar o atendimento e encaminhamento dos casos. Após o registro do boletim de ocorrência pela Polícia Militar, os casos serão direcionados para a Polícia Civil e terão continuidade com os órgãos de justiça. Todo o processo será monitorado e registrado, com um relatório final produzido.
Caso haja necessidade, vítimas e supostos autores contarão com o apoio de psicólogos e assistentes sociais no Posto Avançado. Seguranças privados poderão levar ambos ao local, onde o atendimento será realizado de forma humanizada e integrada com os demais serviços do evento.